No “Encontro de Escolas”, Corus analisa os impactos econômicos da pandemia e a volta às aulas

No “Encontro de Escolas”, Corus analisa os impactos econômicos da pandemia e a volta às aulas

O tradicional “Encontro de Escolas”, promovido pela Corus Consultores duas vezes ao ano, foi realizado no dia 9 de setembro em ambiente virtual devido à pandemia do novo coronavírus. O tema ganhou natural destaque na agenda, com a apresentação de números e análises dos impactos da pandemia para as escolas, inclusive no campo financeiro. Outro tema importante envolveu a tão esperada volta às atividades presenciais. Mais de 100 educadores marcaram presença, a maioria formada por representantes das escolas clientes da Corus.

Eugênio Cordaro, Fernando Barão e Marina Cordaro, consultores e sócios da Corus, lideraram o encontro. Para falar sobre a perspectiva de reabertura das escolas, o economista e consultor Fernando Barão apresentou os números da média móvel de casos de Covid-19, que vêm diminuindo desde agosto, o que é algo positivo para a volta em outubro, como definiu o governo do Estado de São Paulo. Um exemplo de protocolo sanitário e de segurança foi apresentado por Claudio Giardino, diretor executivo do grupo OEP, dos colégios Elvira Brandão, Oswald de Andrade e Piaget.

Ainda sobre a volta às aulas, a equipe da Corus apresentou aos participantes uma pesquisa interna sobre a intenção de retorno registrada pelos pais de algumas das escolas. Barão mostrou também os dados médios de descontos, inadimplência e faturamento registrados pelas escolas consultadas durante a pandemia em comparação com anos anteriores. O consultor formou assim um panorama geral sobre a real situação das escolas particulares no enfrentamento da pandemia e de suas consequências.

Os principais indicadores macroeconômicos, a situação atual do país e as perspectivas para o próximo ano foram apresentadas na reunião. Barão procurou destacar o que as escolas podem fazer para se recuperar das perdas do ano e planejar o futuro. Apresentou também dicas de adaptações ao momento e analisou quais podem ser os próximos passos e as estratégias mais adequadas para a campanha de matrículas, que deve ter início em breve.

Importante para direcionar as ações das escolas e favorecer a troca de experiências, o Encontro de Escolas contou com a participação ativa de muitos presentes. Eles puderam compartilhar suas histórias, ouvir o relato de outros educadores e mantenedores, e ainda esclarecer dúvidas sobre o atual momento, tão difícil e conturbado.

(Imagem: fizkes/iStock.com)

menu
menu
Atualizado: 30/04/2021